O marketing digital é um termo de guarda-chuva para todos os seus esforços de marketing on-line. As empresas utilizam canais digitais como a pesquisa no Google, as mídias sociais, o e-mail e seus sites para se conectar com seus clientes atuais e potenciais.

A realidade é que as pessoas gastam o dobro do tempo on-line comparado a 12 anos atrás . E enquanto nós dizemos que a forma como as pessoas compram realmente tenha mudado, isso significa que marketing off-line não é tão eficaz como costumava ser.

Marketing sempre foi sobre a conexão com seu público-alvo no lugar certo e na hora certa. Hoje, isso significa que você precisa encontrá-los onde eles já estão gastando tempo: na internet.

O marketing digital- em outras palavras, é qualquer forma de marketing que existe online.

 

Na Consultsite, falamos muito sobre inbound marketing como uma forma realmente eficaz de atrair, converter, fechar e encantar os clientes online. Mas ainda recebo um monte de perguntas de pessoas sobre marketing digital.

Enquanto um comerciante inbound temperado pode dizer que inbound marketing  e marketing digital são praticamente a mesma coisa, existem algumas diferenças menores.

Então, o que exatamente é Marketing Digital?

A partir do seu próprio site a seus ativos de marca online – publicidade digital , e-mail marketing, brochuras on-line, e mais além – há uma enorme gama de táticas e ativos que caem sob a égide do marketing digital. E os  melhores profissionais de marketing digital tem uma imagem clara de como cada ativo ou tática apoia os seus objetivos globais.

Aqui está um rápido resumo de alguns dos ativos e táticas mais comuns:

Ativos

  • Seu site
  • Postagens no blog
  • Ebooks e whitepapers
  • Infografia
  • Ferramentas interativas
  • Canais de mídia social (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.)
  • Cobertura on-line (PR, mídias sociais e análises)
  • Brochuras on-line e lookbooks
  • Recursos de branding (logotipos, fontes, etc.)

Táticas

Search Engine Optimization (SEO)

O processo de otimizar o seu site para ‘rank’ mais elevado nas páginas de resultados do motor de busca, aumentando assim a quantidade de orgânicos (ou livre) do tráfego que o seu site recebe.

Marketing de conteúdo

A criação e promoção de ativos de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento de marca, crescimento de tráfego, geração de leads ou clientes.

Inbound Marketing

Marketing de entrada refere-se à  abordagem de funil  “para atrair, converter, fechar e encantar os clientes usando o conteúdo online.

Marketing de mídia social

A prática de promover sua marca e seu conteúdo em canais de mídia social para aumentar a notoriedade da marca, direcionar o tráfego e gerar leads para seu negócio.

Pay-Per-Click (PPC)

Um método de direcionar o tráfego para seu site pagando um editor sempre que o anúncio é clicado. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google AdWords.

Marketing afiliado

Um tipo de publicidade baseada em desempenho onde você recebe comissão para promover os produtos ou serviços de outra pessoa em seu site.

Publicidade Nativa

A publicidade nativa refere-se a propagandas que são principalmente dirigidas por conteúdo e apresentadas em uma plataforma ao lado de outros conteúdos não pagos. BuzzFeed posts patrocinados são um bom exemplo, mas muitas pessoas também consideram a publicidade de mídia social para ser “nativo” – por exemplo, a publicidade Facebook  e publicidade Instagram.

Automação de Marketing

Automação de marketing  refere-se a um software que existe com o objetivo de automatizar ações de marketing. Muitos departamentos de marketing têm de automatizar tarefas repetitivas, como e-mails, mídias sociais e outras ações do site.

Marketing de email

As empresas usam o e-mail marketing como uma forma de se comunicar com seus públicos-alvo. O email é usado frequentemente promover seus produtos, os descontos e os eventos, para dirigir povos para o Web site do negócio.

Online PR

Online PR é a prática de garantir a cobertura online obtida com publicações digitais, blogs e outros sites baseados em conteúdo. É muito parecido com o RP tradicional, mas no espaço on-line.

Qual é a diferença entre marketing digital e inbound marketing ?

Na superfície, os dois parecem semelhantes: Ambos ocorrem principalmente on-line, e ambos se concentram na criação de conteúdo digital para as pessoas a consumir. Então, qual é a diferença?

O termo ‘marketing digital ” não faz distinção entre empurrar e puxar táticas de marketing (ou o que poderíamos agora se referem como” entrada “e métodos’ de saída ‘). Ambos ainda podem cair sob o guarda-chuva do marketing digital.

Digitais de saída são as táticas que visam colocar uma mensagem de marketing diretamente na frente de tantas pessoas quanto possível no espaço online – independentemente de saber se é relevante ou bem-vindas. Por exemplo, os banners berrantes que você vê no topo de muitos sites tentam empurrar um produto ou promoção para pessoas que não são necessariamente pronto para recebê-lo.

Por outro lado, os comerciantes que empregam táticas digitais inbound  usam conteúdo on-line para atrair seus clientes-alvo em seus sites, fornecendo ativos que são úteis para eles. Um dos ativos de marketing digitais de entrada mais simples ainda mais poderosos é um blog, que permite que seu site capitalize os termos que seus clientes ideais estão procurando.

Em última análise, marketing de entrada é uma metodologia que usa ativos de marketing digital para atrair, converter, fechar e deleitar os clientes on-line. O marketing digital, por outro lado, é simplesmente um termo genérico para descrever as táticas de marketing on-line de qualquer tipo, independentemente de serem consideradas de entrada ou de saída.

O marketing digital funciona para todas as empresas? B2B e B2C?

O marketing digital pode trabalhar para qualquer negócio em qualquer indústria. Independentemente do que sua empresa vende, o marketing digital ainda envolve a construção de personas comprador para identificar as necessidades do seu público e criar conteúdo online valioso. No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas devem implementar uma estratégia de marketing digital da mesma forma.

Para B2B

Se a sua empresa for B2B, seus esforços de marketing digital provavelmente serão centrados na geração de leads on-line, com o objetivo final de alguém falar com um vendedor. Por essa razão, o papel da sua estratégia de marketing é atrair e converter a mais alta qualidade leva para seus vendedores através de seu site e suporte a canais digitais.

Além de seu site, você provavelmente vai optar por concentrar seus esforços em canais de negócios focados como o LinkedIn, onde o seu demográfico está gastando seu tempo online.

Para B2C

Se sua empresa é B2C, dependendo do ponto de preço de seus produtos, é provável que o objetivo de seus esforços de marketing digital é atrair pessoas para o seu site e torná-los clientes sem nunca precisar falar com um vendedor.

Por essa razão, você provavelmente está menos inclinado a se concentrar em “leads” em seu sentido tradicional, e mais propensos a se concentrar na construção de uma jornada de comprador acelerado, a partir do momento que alguém aterra em seu site, até o momento que eles fazem uma compra . Isso muitas vezes significa que seus recursos de produto em seu conteúdo mais acima no funil de marketing do que poderia ser para um negócio B2B, e você pode precisar usar mais fortes chamadas para ação (CTAs).

Para as empresas B2C, canais como Instagram e Pinterest muitas vezes pode ser mais valioso do que focada em negócios plataformas LinkedIn.

Quais são os principais benefícios do Marketing Digital?

Ao contrário da maioria dos esforços de marketing off-line, marketing digital permite que os comerciantes para ver resultados precisos em tempo real. Se você já colocou um anúncio em um jornal, você vai saber como é difícil estimar quantas pessoas realmente virou para essa página e prestou atenção ao seu anúncio. Não há nenhuma maneira infalível de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda em tudo.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing.

aqui estão alguns exemplos:

Tráfego do site

Com marketing digital, você pode ver o número exato de pessoas que leram página inicial do seu site em tempo real usando software de análise digitaisVocê também pode ver quantas páginas visitadas, o dispositivo que eles estavam usando, e de onde vieram, entre outros dados de análise digitais .

Essa inteligência ajuda você a priorizar os canais de marketing para gastar mais ou menos tempo, com base no número de pessoas que os canais estão dirigindo para o seu site. Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego é proveniente de pesquisa orgânica, você sabe que você provavelmente precisa gastar algum tempo em SEO para aumentar essa percentagem.

Com o marketing off-line, é muito difícil dizer como as pessoas estão interagindo com sua marca antes que eles tenham uma interação com um vendedor ou fazer uma compra. Com o marketing digital, você pode identificar tendências e padrões no comportamento das pessoas antes de atingirem o estágio final na viagem do comprador, o que significa que você pode tomar decisões mais informadas sobre como atraí-las para o seu site na parte superior do funil de marketing.

Desempenho de conteúdo e geração de leads

Imagine que você criou um folheto de produto e publicou-o através de caixas de correio das pessoas – essa brochura é uma forma de conteúdo, embora offline. O problema é que você não tem idéia de quantas pessoas abriram a sua brochura ou quantas pessoas jogaram-no diretamente para o lixo.

Agora imagine que você tinha essa brochura em seu site em vez disso. Você pode medir exatamente quantas pessoas visualizaram a página onde ela está hospedada e você pode coletar os detalhes de contato daqueles que fazem o download usando formulários. Não só você pode medir quantas pessoas estão envolvidas com o seu conteúdo, mas você também está gerando leads qualificados quando as pessoas baixá-lo.

Modelagem de Atribuição

Uma estratégia de marketing digital eficaz combinada com as ferramentas e tecnologias certas permite rastrear todas as suas vendas de volta ao primeiro ponto de contato digitais de um cliente com o seu negócio. Chamamos essa modelagem de atribuição e permite identificar tendências na maneira como as pessoas pesquisam e compram seu produto, ajudando você a tomar decisões mais informadas sobre quais partes de sua estratégia de marketing merecem mais atenção e quais partes de seu ciclo de vendas precisam ser refinadas .

Ligar os pontos entre marketing e vendas é extremamente importante – de acordo com o Aberdeen Group, as empresas com fortes vendas e alinhamento de marketing conseguem uma taxa de crescimento anual de 20%, em comparação com uma queda de 4% na receita para as empresas com mau alinhamento. Se você puder melhorar a viagem do seu cliente através do ciclo de compra usando tecnologias digitais, é provável que reflita positivamente na linha de fundo do seu negócio.

Que tipo de conteúdo devo estar criando?

O tipo de conteúdo que você cria depende das necessidades do seu público em diferentes etapas da viagem do comprador. Você deve começar por criar personas comprador (tente makemypersona.com ) para identificar quais os objetivos e desafios da sua audiência está em relação ao seu negócio. Em um nível básico, seu conteúdo on-line deve visar ajudá-los a atingir esses objetivos e superar seus desafios.

Em seguida, você precisará pensar sobre quando eles são mais propensos a estar pronto para consumir este conteúdo em relação ao estágio em que estão na viagem do seu comprador. Chamamos esse mapeamento de conteúdo.

Com o mapeamento de conteúdo, o objetivo é segmentar o conteúdo de acordo com:

  1. As características da pessoa que vai consumi-lo (que é onde comprador personas entrar).
  2. Como fechar essa pessoa a fazer uma compra (ou seja, seu estágio do ciclo de compra).

Em termos do formato do seu conteúdo, há um monte de coisas diferentes para tentar. Aqui estão algumas opções que recomendamos usar em cada etapa da viagem do comprador:

Estágio de Consciência

  • Postagens no blog.  Ótimo para aumentar o seu tráfego orgânico quando emparelhado com um forte SEO e estratégia de palavras-chave.
  • Infográficos. Muito compartilhável, o que significa que aumentam suas chances de ser encontrado através de mídias sociais, quando outros compartilhar seu conteúdo.
  • Vídeos curtos. Novamente, estes são muito compartilháveis ​​e podem ajudar sua marca a ser encontrada por novos públicos, hospedando-os em plataformas como o YouTube.

Fase de consideração

  • Ebooks.  Ótimo para a geração de chumbo, uma vez que eles são geralmente mais abrangente do que uma postagem no blog ou infográfico, o que significa que alguém é mais provável para trocar suas informações de contato para recebê-lo.
  • Relatórios de pesquisa. Novamente, esta é uma peça de conteúdo de alto valor que é ótimo para geração de chumbo. Relatórios de pesquisa e novos dados para a sua indústria também pode funcionar para a fase de sensibilização, porém, como eles são muitas vezes captado pelos meios de comunicação ou da indústria de imprensa.
  • Webinars.  Como são uma forma mais detalhada e interativa de conteúdo de vídeo, os webinars são um formato de conteúdo de fase de consideração eficaz, pois oferecem conteúdo mais abrangente do que um post de blog ou um vídeo curto.

Etapa de Decisão

  • Estudos de caso.  Ter estudos de caso detalhados em seu site pode ser uma forma eficaz de conteúdo para aqueles que estão prontos para fazer uma decisão de compra, uma vez que ajuda a influenciar positivamente a sua decisão.
  • Depoimentos. Se estudos de caso não são um bom ajuste para o seu negócio, tendo depoimentos curtos em torno de seu site é uma boa alternativa. Para marcas B2C, pense em depoimentos um pouco mais frouxamente. Se você é uma marca de roupas, estas podem assumir a forma de fotos de como outras pessoas chamaram uma camisa ou vestido, puxado de uma marca hashtag onde as pessoas podem contribuir.

Quanto tempo demorará para ver os resultados?

Com marketing digital, que muitas vezes pode se sentir como você é capaz de ver resultados muito mais rápido do que você pode com o marketing off-line devido ao fato de que é mais fácil de medir o ROI . No entanto, em última análise, depende inteiramente da escala e eficácia de sua estratégia de marketing digital .

Se você gasta tempo construindo comprador comprado personas para identificar as necessidades de seu público, e você se concentrar em criar conteúdo de qualidade on-line para atrair e convertê-los, então é provável que veja resultados fortes dentro dos primeiros seis meses.

Se a publicidade paga é parte de sua estratégia digital, em seguida, os resultados vêm ainda mais rápido – mas é recomendado para se concentrar na construção de sua orgânico (ou “livre”) atingem o uso de conteúdo, SEO e mídias sociais para o longo prazo, o sucesso sustentável.

Preciso de um grande orçamento para marketing digital?

Como com qualquer coisa, depende realmente de que elementos do marketing digital você está olhando para adicionar a sua estratégia.

Presumindo que você já tem um site, se você está se concentrando em técnicas de entrada como SEO, mídia social e criação de conteúdo, em seguida, a boa notícia é que você não precisa muito orçamento em tudo. Com o marketing de entrada, o foco principal é a criação de conteúdo de alta qualidade que seu público vai querer consumir, que a menos que você está planejando terceirizar o trabalho, o único investimento que você precisa é o seu tempo.

Com técnicas de saída como publicidade on-line e listas de e-mail, há, sem dúvida, alguma despesa. O que custa se resume a que tipo de visibilidade você deseja receber como resultado da publicidade.

Por exemplo, para implementar PPC usando o Google AdWords, você luta contra outras empresas em sua indústria para aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google por palavras-chave associadas com o seu negócio. Dependendo da competitividade da palavra-chave, isso pode ser razoavelmente acessível, ou extremamente caro, é por isso que é uma boa idéia para concentrar a construção de seu alcance orgânico, também.

Onde o marketing móvel entrar na equação?

Outro componente-chave do marketing digital é o marketing móvel. Na verdade, o uso móvel como um todo responde por 60% do tempo gasto consumindo mídia digital , enquanto o consumo de mídia digital baseada em ambiente de trabalho torna-se os restantes 40%. Isso significa que é essencial otimizar seus anúncios digitais, páginas da Web, imagens de mídia social e outras propriedades digitais para dispositivos móveis. Se a sua empresa tem um aplicativo para dispositivos móveis que permite que os usuários se envolvam com sua marca ou faça compras em seus produtos, seu aplicativo também se enquadra no sistema de marketing digital.

Aqueles envolvendo-se com sua empresa on-line através de dispositivos móveis precisam ter a mesma experiência positiva que eles no desktop. Isto significa que a implementação de um móvel-friendly ou design do site responsivo para tornar a navegação user-friendly para aqueles em dispositivos móveis. Também pode significar reduzir o comprimento de seus formulários de geração de chumbo para criar uma experiência livre de problemas para pessoas que baixam seu conteúdo on-the-go. Quanto às suas imagens de mídia social, é importante ter sempre um usuário móvel em mente ao criá-las como dimensões de imagem são menores em dispositivos móveis, o que significa que o texto pode ser cortado.

Há muitas maneiras que você pode otimizar seus recursos de marketing digital para usuários móveis, e quando implementar qualquer estratégia de marketing digital , é extremamente importante considerar como a experiência vai se traduzir em dispositivos móveis. Ao garantir que este é sempre a frente-de-mente, você estará criando experiências digitais que trabalham para o seu público e, consequentemente, alcançará os resultados que você está esperando.

Estou pronto para tentar Marketing Digital. O que faço agora?

Se você já está fazendo marketing digital, é provável que você esteja atingindo, pelo menos, alguns segmentos de sua audiência online. Sem dúvida, você pode pensar em algumas áreas de sua estratégia que poderia usar uma pequena melhoria, no entanto, não hesite em entrar em contato conosco para uma avaliação gratuita.